terça-feira, 22 de novembro de 2011

Os Mandamentos do Marketing Pessoal




Marketing Pessoal e suas funções dentro do mercado de trabalho.

O termo marketing não existe tradução na língua portuguesa, mas foi adaptado para nossa língua como uma palavra relacionada a mercado. E todo e qualquer mercado é composto por pessoas que buscam em produtos e serviços a satisfação de suas necessidades e desejos, e pessoas a todo tempo também se vendem como o produto de sua personalidade perante a sociedade e as situações.

O marketing tem como uma das suas varias funções, gerar demanda, gerar desejo de consumismo e agregar valores para o mercado ao qual está satisfazendo. No entanto para isso, além de muitos outros fatores, o POSICIONAMENTO, é o que proporciona a imagem do produto ou serviço que o profissional de marketing quer que o seu público-alvo tenha como solução de seus problemas.

As pessoas também são assim, devemos nos posicionar perante a sociedade e principalmente ao mercado de trabalho. Ter um currículo bem elaborado é muito importante, porém mais importante é o seu posicionamento diante de uma entrevista ou situação problema. Agir de maneira que se passe confiança, credibilidade e qualificação abrem portas no mercado de trabalho e facilita o tão sonhado reconhecimento por suas atitudes.

Tudo influencia uma boa ou má impressão de sua pessoa, e hoje mais do que nunca aquele velho ditado no qual se diz: “A primeira impressão é a que fica” torna-se mais realidade, e podemos acrescentar outra realidade, a de que a última impressão também é importante ou talvez até mais importante que a primeira.

Então o ditado pode ser reescrito como: “A primeira impressão é a que fica... e a ultima também”, pois o mercado está cada vez mais nivelado e informado, ou seja, se você sai pela porta de trás de uma empresa pode ter certeza que no seu próximo emprego o seu empregador também saberá por que saístes do emprego anterior.

Muitos fatores influenciam seu posicionamento, inclusive e principalmente seu modo de vestir, pois infelizmente na sociedade contemporânea vestir-se bem faz de você um objeto a ser observado, e te ajuda a ter credibilidade diante das pessoas.

Isso é errado?  Depende de que ângulo você enxerga a situação.

Vamos imaginar que você goste de andar meio largado, de boné, mostrando a sua tatuagem, seu decote, goste de roupas casuais e sem preocupar-se muito com o que as pessoas acham de suas vestimentas. Existem duas possibilidades se duas pessoas lhe olharem em níveis de conhecimento diferente, a que lhe conhece que tem conhecimento de sua personalidade de suas atitudes, de seus gostos, provavelmente não irá se espantar com você, pois vive no mesmo meio social ao qual você pertence, e pode até lhe dar alguma credibilidade.

No entanto caso uma pessoa que não tenha tanta afinidade com a sua personalidade, lhe encontre com vestimentas ao qual não pertençam a seu meio social, irá ter outra perspectiva sobre sua pessoa, e pode não lhe dar a credibilidade que você possivelmente possua, e nunca lhe dará, pois você acaba de jogar fora a oportunidade de mostrar seu potencial. Lembre-se a primeira impressão é a que fica... e a última também.

Se isto ocorre em nosso meio social, imagine no mercado de trabalho, onde as exigências estão cada vez mais altas, e você tendo que possuir não somente um ótimo posicionamento mais que praticar múltiplas tarefas, ser diferenciado e competitivo.

Marketing pessoal é algo importante para todos, e todos que queiram vencer as dificuldades do mercado de trabalho, devem aprender esta ferramenta, que atualmente não é somente usado em produtos e serviços por profissionais de marketing, que buscam otimizar suas vendas e dar maior lucratividade, mas é bastante útil também as pessoas. A nossa realidade é que acabamos virando também um produto e temos sim que vender nossa imagem a todo o momento.
Nós como pessoas e profissionais devemos acima de tudo, nos comportar de acordo com o local e a situação. Se o ambiente é formal, devemos nos formalizar também, caso contrário, poderemos estar perdendo a oportunidade de nossas vidas.

Posicionamento é construir sua imagem, levando em consideração os ambientes freqüentados bem como nossas atitudes e nossos objetivos profissionais, e principalmente as pessoas inseridas no ambiente ao qual estamos em cada momento.

Outro importante fator é o relacionamento com as pessoas, que devemos cultivar.

Estas são algumas dicas para melhorar sua imagem e lhe dar mais credibilidade perante o mercado competitivo á sua frente.

Auricélio Cardoso

Nenhum comentário: